Redes Sociais
(67) 3026.6311

CURSOS E EVENTOS

Elaboração e Implantação de Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS (Contemplando os Resíduos Urbanos, Industriais e de Serviços de Saúde)

Cronograma 26 a 30 de junho (segunda a sexta-feira)
Das 18h30 às 22h30
Local Crea-MS
Instrutor
Pedro Paulo Ayala A. S. Gonçalves Engenheiro Sanitarista e Ambiental com registro no CREA/MS sob nº 9398/D-MS, graduado no ano de 2002 pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB e Graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho (previsão de término Outubro/2013.
Fez parte da equipe de Meio Ambiente da Urucum Mineração S.A – CVRD-Companhia Vale do Rio Doce, entre Outubro/2005 e Março/2007, prestando serviços na área de Monitoramento Ambiental (Qualidade do Ar e Qualidade das Águas superficiais e subterrâneas) e Recuperação de Áreas Mineradas.

Foi Engenheiro Responsável Técnico por 05 Unidades Frigoríficas do Grupo JBS S/A (Friboi), entre Março/2007 e Abril/2009, sendo elas: Araputanga-MT, Cáceres-MT, Pedra Preta-MT, Barra do Garças-MT e Campo Grande-MS.
Desenvolveu atividades relacionadas à Operação de Estações de Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais - ETE e Estações de Tratamento de Água - ETA, elaboração e implantação de Programas de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Industriais – PGRSI, elaboração e implantação de Programas de Automonitoramento ambiental, Criação de Indicadores de Desempenho Ambiental, Licenciamento Ambiental e Sanitário das Plantas Industriais, entre outras correlatas.

Trabalhou como responsável técnico na empresa ARATER Consultoria e Projetos Ltda., entre Maio/2009 e Dez/2012, prestando serviços de Consultoria Ambiental e elaborando projetos de Sistemas de Controle Ambiental para Agroindústrias do Estado de Mato Grosso do Sul.
 
Público-Alvo Engenheiros / Professores e Acadêmicos de Cursos de Engenharia Sanitária Ambiental / Profissionais Liberais, Servidores Públicos que atuam na Área de Gestão de Resíduos, entre outros interessados na questão.
 
Objetivo
Orientar o participante na elaboração do plano de gerenciamento de resíduos sólidos - PGRS, capacitando o mesmo para realizar a Elaboração e Implantação de PGRS.
 
Conteúdo 1° Módulo
  • Definição de resíduos sólidos;
  • Princípios, objetivos e instrumentos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010);
  • Legislação, resoluções e normas técnicas específicas referentes aos resíduos sólidos;
  • Características e classificação dos resíduos sólidos (NBR 10.004/2004).
 
2° Módulo
  • Etapas da elaboração e implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS);
  • Exemplos práticos;
  • Estudos de Caso (Sendo um relacionado à Gestão de Resíduos Industriais e outro relacionado a Gestão de Resíduos Urbanos);
  • Atividade prática durante o Treinamento;
  • Disponibilização de arquivos eletrônicos contendo aspectos legais e modelos para elaboração de PGRS;
 
 
Investimento
R$ 200,00 para sócios IEMS e estudantes (mediante comprovação)
R$ 300,00 para profissionais.

 
Realização
Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul – IEMS
Apoio: CREA-MS, CREA JR. MS

 
Informações
67 3026-6311 ou 67 99207-0615 (Marcus) – das 13h30 às 17:30h de segunda a sexta.
iems@terra.com.br